ETEC DE CABRÁLIA PAULISTA SERÁ INTEGRADO AO SITEMA DE SATÉLITES EUROPEU

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) de São José dos Campos – SP, anunciou no dia de ontem, que o Centro Integrado de Alerta de Desastres Naturais (CIADEN), projeto de cooperação técnico-científico instalado da Etec de Cabrália Paulista, vai ser integrado a European Organisation for the Exploitation of Meteorological Satellites (EUMETSAT). O CIADEN vai receber uma Antena para recepção de imagens Meteosat (sistema Europeu) em tempo-real para nossos monitoramentos. O INPE já obteve autorização da EUMETSAT para termos acesso livre a o sistema.
 Desde o final dos anos 70 do século passado, a série de satélites europeus METEOSAT foi responsável pelo lançamento de nove satélites geoestacionários. Os dados e os serviços oferecidos pela série são principalmente voltados para meteorologia, com ênfase no apoio à previsão do tempo. Contudo os dados também podem ser utilizados em outras áreas do conhecimento, incluindo a agricultura. Em 1987 o projeto passou a ser controlado pela European Organisation for the Exploitation of Meteorological Satellites (EUMETSAT).
A primeira geração do METEOSAT foi formada pelos sete primeiros satélites e foi importante para promover as pesquisas na área de previsão do tempo por mais de 30 anos. Com o passar do tempo e os avanços da ciência meteorológica, foi necessário prover a comunidade com dados de maior frequência e de melhor acurácia. Com isso, a EUMETSAT e a ESA iniciaram em 2002 o lançamento da segunda geração de satélites.
Em novembro de 2008 a série possuía quatro satélites em órbita, sendo dois de cada geração e portanto oferecendo produtos diferenciados:
Meteosat 7 – posicionado sobre o Oceano Índico e fornece imagens a cada 30 minutos;
Meteosat 6 – cópia do satélite Meteosat 7;
Meteosat 9 – posicionado sobre a África e fornece imagens a cada 5 minutos;
Meteosat 8 – cópia do satélite Meteosat 9.
As imagens e os dados adquiridos pelos satélites são recebidos pelas estações posicionadas em solo, onde são processados e disseminados para usuários em tempo quase-real.
As bases de dados de planejamento de desastres recebidos por meio do sistema EUMETCast, por exemplo temperatura do topo de nuvem (CTT), índices de vegetação (NDVI), albedo, temperatura da superfície terrestre (LST), composições coloridas RGB, e outros.
A temperatura de topo de nuvem (CTT) e as composições coloridas RGB são utilizadas para a identificação e o monitoramento do deslocamento e da severidade dos sistemas meteorológicos. A figura apresenta exemplos destes produtos.
A temperatura da superfície terrestre (LST) e o índice de vegetação da diferença normalizada (NDVI) são utilizados para o monitoramento de áreas agrícolas, de biomas nativos (matas, cerrados) e para o monitoramento climático de secas e estiagens.
Para mais informações, acesse o site: EUMESTAT: http://www.eumetsat.int ou  http://www.lapismet.com/ ; veja os itens em EUMETCast.

Nenhum comentário: